Os contratos futuros de petróleo têm oscilado nesta manhã, tentando agora se firmar em território positivo. O movimento ocorre após um relatório de estoques nos Estados Unidos com números mistos, divulgados pelo American Petroleum Institute (API), e antes do dado oficial semanal, do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês).

Às 8h23 (de Brasília), o petróleo WTI para abril subia 0,49%, a US$ 57,44 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para o mesmo mês avançava 0,15%, a US$ 67,18 o barril, na ICE.

O API registrou alta de 1,3 milhão de barris nos estoques na última semana, em seu relatório divulgado na noite de ontem. Hoje, analistas preveem que o DoE mostre aumento de 2,6 milhões de barris nos estoques, que seria o quinto consecutivo, como lembra Warren Patterson, diretor de estratégia de commodities do ING Bank.

Houve no API, porém, recuo nos estoques de gasolina e destilados. Com isso, os preços mantinham os patamares de máximas em três meses atingidos na quarta-feira. Investidores ainda especulam sobre a chance de um acordo comercial entre EUA e China, que negociam nesta semana em Washington.