Os contratos futuros de petróleo caem na manhã desta quinta-feira, após um aumento nos estoques da commodity na última semana nos Estados Unidos. Além disso, o dólar valorizado pressiona os contratos.

Às 8h31 (de Brasília), o petróleo WTI para agosto caía 0,86%, a US$ 68,17 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para setembro recuava 1,07%, a US$ 72,12 o barril, na ICE.

Na quarta-feira, o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) informou que os estoques de petróleo avançaram 5,836 milhões de barris, o que contrariou a previsão de queda de 3,3 milhões de barris dos analistas. Os estoques de gasolina, porém, recuaram 3,165 milhões de barris.

Analista da corretora PVM Oil Associates, Tamas Varga destaca que o relatório de ontem mostrou que a produção dos EUA subiu a 11 milhões de barris por dia na última semana, em nível recorde. Ontem, contudo, os contratos fecharam em alta, diante da queda nos estoques americanos de petróleo.

Hoje, o dólar forte tende a pressionar as commodities, já que com isso estas ficam mais caras para os detentores de outras moedas. Além disso, há o temor com o desequilíbrio entre oferta e demanda. Analistas do Morgan Stanley lembram que a Líbia passa a produzir mais, enquanto os EUA podem vir a liberar parte de seus estoques estratégicos para o mercado. Fonte: Dow Jones Newswires.