Os contratos futuros de petróleo operam com ganhos nesta quarta-feira, recuperando-se em parte das perdas de mais de 1% de ontem. Além disso, investidores monitoram os movimentos do câmbio e também aguardam o relatório de estoques do Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês), que sai às 11h30 (de Brasília).

Às 9h47 (de Brasília), o petróleo WTI para dezembro subia 0,08%, a US$ 66,23 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para janeiro avançava 0,33%, a US$ 76,20 o barril, na ICE.

Em sessões recentes, o petróleo tem sido pressionado pelo risco de crescimento global mais fraco, em meio a disputas no comércio entre Estados Unidos e China. Por outro lado, a perspectiva de sanções americanas contra o setor de petróleo do Irã apoia os preços. No câmbio, o dólar opera perto da estabilidade ante uma cesta de outras moedas fortes, sem influir muito agora, mas investidores seguem atento aos sinais das divisas e seus possíveis impactos para as commodities.

Na noite de ontem, o American Petroleum Institute (API, na sigla em inglês) informou que os estoques de petróleo dos EUA cresceram 5,7 milhões de barris na última semana, acima da previsão de alta de 1,7 milhão de barris. Por outro lado, houve recuo nos estoques de gasolina e destilados. Agora, a expectativa dos analistas é de aumento de 2,9 milhão de barris nos estoques de petróleo, no dado oficial que sai nesta manhã, que inclui também números atualizados sobre a produção americana.