Finanças

Petróleo fecha em alta, recuperando-se da fraqueza de quinta-feira

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira, 3, com recuperação parcial após uma sessão fraca no dia anterior e com a ajuda do câmbio. Além disso, investidores monitoraram notícias vindas da Líbia que geraram incerteza sobre a produção do país.

O petróleo WTI para abril fechou em alta de 1,37%, a US$ 53,33 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para maio teve avanço de 1,49%, a US$ 55,90 o barril, na plataforma Ice.

O dólar mostrou mais fraqueza nesta sexta-feira, o que em geral beneficia os preços das commodities. Nesse caso, o câmbio torna o petróleo mais barato para os detentores de outras divisas.

Também hoje, a Baker Hughes informou que o número de poços e plataforma de petróleo em atividade nos EUA subiu 7 na última semana, para 609. Há o temor de que um aumento na produção do país contrabalance o esforço de várias outras nações lideradas pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para reduzir a oferta e impulsionar os preços. Nesta sessão, porém, o relatório da Baker Hughes não influiu.

Diretor da divisão de futuros da Mizuho Securities, Bob Yawger disse que pode haver tendência negativa para o petróleo nas próximas semanas, diante da expectativa de alta de juros em breve nos EUA. Isso pode impulsionar o dólar e este, por sua vez, pressionar o petróleo.

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Janet Yellen, sinalizou em discurso hoje que uma elevação de juros pode ocorrer neste mês, caso os indicadores venham conforme o esperado.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Além disso, investidores monitoravam os sinais da produção. A agência Bloomberg informou que um grupo armado tomou o controle do maior porto petrolífero da Líbia. Fonte: Dow Jones Newswires

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

petróleo