Após uma sessão fraca na segunda-feira, 13, o petróleo fechou em alta nesta terça-feira, 14. Os contratos foram ainda beneficiados pelos sinais da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de que o acordo para reduzir a oferta da commodity tem sido em boa medida cumprido.

O petróleo WTI para março fechou em alta de 0,51%, a US$ 53,20 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para abril teve ganho de 0,68%, a US$ 55,97 o barril, na plataforma Ice, em Londres.

O petróleo chegou a operar em altas maiores, mas perdeu fôlego diante do fortalecimento do dólar. A moeda ganhou força durante o depoimento da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Janet Yellen, no Congresso americano. Yellen deixou a porta aberta para mais elevações de juros adiante nos EUA, o que beneficiou o dólar. Com isso, o petróleo se torna mais caro para os detentores de outras divisas, o que reduz o apetite dos investidores.

No mercado da commodity, a Opep informou ontem que cumpriu 90% de sua meta de corte na oferta, no âmbito de um acordo fechado no fim de 2016. Por outro lado, o mercado acompanha também os sinais dos EUA, já que um aumento na produção desse país – que está fora do acordo – poderia contrabalançar o movimento das cotações.