Por Laura Sanicola

(Reuters) – O petróleo subiu pelo terceiro dia consecutivo nesta quarta-feira, com os investidores se sentindo mais confortáveis com o risco um dia depois que os comentários do chair do Federal Reserve diminuíram as preocupações sobre futuros aumentos nas taxas de juros.

Os comentários do chair do banco central norte-americano, Jerome Powell, na terça-feira, foram vistos como menos agressivos do que se temia, aumentando o apetite pelo risco e pesando sobre o dólar. Uma moeda norte-americana mais fraca torna o petróleo denominado em dólar mais barato para os compradores que possuem outras moedas.

O petróleo Brent fechou em alta de 1,40 dólar, ou 1,7%, a 85,09 dólares o barril, enquanto o petróleo norte-americano West Texas Intermediate (WTI) fechou em alta de 1,33 dólar, ou 1,7%, para 78,47 dólares.

Os investidores esperam que aumentos menos agressivos nas taxas de juros dos EUA ajudem a maior economia do mundo a evitar uma forte desaceleração econômica ou recessão que afetaria a demanda por petróleo. Enquanto isso, o fim das restrições da Covid-19 na China também deve apoiar a demanda por combustível.

“Um aumento iminente da demanda de petróleo, juntamente com o crescimento fraco da oferta global, garantirão que o equilíbrio do petróleo aperte nos próximos meses”, disse Stephen Brennock, da corretora de petróleo PVM.

(Reportagem adicional de Sonali Paul em Melbourne e Jeslyn Lerh em Cingapura)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ17132-BASEIMAGE