Os preços do petróleo operam em baixa nesta quinta-feira, sob pressão da produção crescente de países como Arábia Saudita e Estados Unidos, combinada com preocupações sobre uma desaceleração da demanda global.

Às 9h21 (de Brasília), o barril do Brent para janeiro de 2019 tinha queda de 0,68%, a US$ 74,53, na Intercontinental Exchange (ICE), e o WTI para dezembro deste ano recuava 0,47%, a US$ 65,01 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

Ontem, o Departamento de Energia dos EUA (DoE, na sigla em inglês) trouxe que a produção no país alcançou 11,2 milhões de barris por dia na semana passada, enquanto a cifra para a produção média em agosto foi revisada para 11,3 milhões de barris por dia. Os estoques da commodity cresceram pela sexta semana seguida.

Além disso, o avanço dos preços no médio prazo – eles subiram mais de 10% neste ano -, junto com a depreciação de moedas de países emergentes e preocupações com uma desaceleração da economia global têm preocupado analistas sobre uma possível estagnação da demanda por petróleo. (Dow Jones Newswires)