Os petroleiros convocaram para esta segunda-feira (27) um protesto contra a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da Petrobras. Será nesse dia que o Conselho de Administração da estatal deverá votar se confirma ou não o executivo para o cargo.

A manifestação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) está marcada para as 10h, na sede da petrolífera no Rio de Janeiro.

+ Conselheira da Petrobras avalia que indicado a CEO não preenche requisitos

Paes de Andrade foi aprovado para o cargo pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) e a tendência é que assuma o comando da empresa. Os petroleiros argumentam que ele não atende aos requisitos, exigidos na Lei das Estatais e acolhidos pela governança da Petrobras, para chefiar a empresa. Apesar de formado em Comunicação Social com pós-graduação em administração, a FUP aponta que ele não tem experiência executiva ou formação acadêmica relacionada ao setor de petróleo e gás. Paes de Andrade é atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia

“Bolsonaro faz nova troca na presidência da Petrobras pela terceira vez só este ano, num ato desesperador para fingir que está tentando baixar o preço dos combustíveis”, disse a FUP em nota, sobre o protesto.

A confirmação de Paes de Andrade para a presidência da Petrobras será decidida por dez conselheiros: cinco são indicados pela União, quatro foram eleitos por acionistas minoritários e um foi indicado pelos empregados da estatal.