A petrolífera Petrobras, maior empresa do Brasil, recuperou 5,3 bilhões de reais do total desviado pela rede corrupta que adulterou as suas licitações durante cerca de uma década, informou a companhia.

+ Petrobras faz 5º reajuste no ano e alinha gasolina e diesel a preço internacional

O total de recursos recuperados foi atualizado após a estatal brasileira receber, na semana passada, 65 milhões de dólares da Samsung Heavy Industries, subsidiária do grupo coreano para construção de embarcações, que haviam sido desviados através de um contrato fraudulento.

A Samsung Heavy Industries, investigada por corrupção, chegou a um acordo com a justiça brasileira para assumir a sua responsabilidade e indenizar a Petrobras pelos desvios, pelo que se comprometeu a devolver 705,9 milhões de reais. Na semana passada, foi paga a primeira parcela desse total.

A empresa acrescentou que só em 2020 recebeu 797 milhões de reais em valores recuperados pela Lava Jato. A Polícia Federal brasileira estima que o valor total do que foi desviado pela corrupção totaliza cerca de 42 bilhões de reais.

O valor total recuperado representa apenas 5% dos R$ 102 bilhões perdidos em valor de mercado nos dias seguintes à troca no comando da empresa.