Ciência

Pesquisadores israelenses desenvolvem método que pode barrar desenvolvimento do câncer

Pesquisadores afirmam ter descoberto maneira da controla a divisão celular, que em ritmo descontrolado pode causar câncer e diabetes

Pesquisadores israelenses desenvolvem método que pode barrar desenvolvimento do câncer

Crédito: AFP/Arquivos

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion em Israel anunciaram neste domingo (12) que descobriram um método capaz de impedir a divisão celular dentro do corpo, que no futuro poderá impedir o crescimento de tumores cancerígenos.

O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences e se baseia no processo de metilação, uma reação enzimática onde um grupo metil (CH3) é adicionado ao DNA ou a um grupo de proteínas. A divisão celular descontrolada é um dos principais fatores do desenvolvimento do câncer e da diabetes, e segundo os pesquisadores, o novo método será capaz de controlar a intensidade das divisões.

Segundo as novas descobertas, a proteína PLK1 é uma das principais responsáveis por definir o ritmo das divisões celulares,  e que a metilação desta pela enzima SETD6 controla o processo, podendo ser aplicado no futuro em casos de câncer, evitando a proliferação das células modificadas e as isolando.