Geral

Pesquisadores desenvolvem aparelho com tela touchscreen dobrável

Inspirado nos antigos papiros, MagicSroll pode ser enrolado e adaptado a tamanhos diferentes

Pesquisadores desenvolvem aparelho com tela touchscreen dobrável

Pesquisadores da Universidade Queen’s, no Canadá, desenvolveram um modelo de aparelho touchscreen compacto e dobrável. Inspirado nos antigos papiros egípcios, o novo modelo, batizado de MagicScroll, concentra as mesmas funções de tablets e smartphones.

O protótipo foi desenvolvido em uma impressora 3D, com uma tela de 2k e 7,5 polegada sensível ao toque. Foi instalada uma roda em cada extremidade, permitindo ao usuário “rolar” os conteúdos e ajustar o tamanho da superfície.

Os cientistas também acham que o formato de rolagem oferece uma opção ergonomicamente agradável para fazer chamadas telefônicas reais, já que um rolo enrolado pode ficar bem encostado no rosto.

Apesar de estar em teste, o MagicScroll se destaca por ser mais leve e fácil de segurar com apenas uma mão. O aparelho também pode ser enrolado e guardado no bolso.

“Nós nos inspiramos no design de pergaminhos antigos porque sua forma permite uma experiência mais natural e ininterrupta de longos cronogramas visuais”, disse Roel Vertegaal, professor de interação humano-computador e diretor do laboratório, em um comunicado.

“Outra fonte de inspiração foram os antigos sistemas de arquivamento Rolodex, usados ​​para armazenar cartões de contato”, complementa.

Embora qualquer tipo de dispositivo móvel parecido com o MagicScroll esteja longe da comercialização,  é importante notar que a Samsung está desenvolvendo um smartphone com uma tela dobrável. Algumas previsões apontam que o novo aparelho será lançado no próximo ano.