Giro

Pesquisadores confirmam descoberta de segundo asteroide troiano da Terra

Crédito: Reprodução/Pixabay

A descoberta destes corpos celestes é importante porque fornece aos astrônomos informações sobre a origem do universo. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Os asteroides troianos são aqueles que se movimentam em torno do Sol e compartilham a órbita de um planeta. Eles se movem próximos de pontos estáveis de equilíbrio gravitacional — conhecidos como pontos de Lagrange — e podem ficar localizados à frente ou atrás de um determinado planeta. A descoberta destes corpos celestes é importante porque fornece aos astrônomos informações sobre a origem do universo e dá pistas sobre a existência de outros asteroides deste tipo.

+ O que aconteceria se um asteroide caísse na Terra hoje?

Em 2020, astrônomos tinham detectado a existência de um pequeno asteroide que supuseram ser um troiano da Terra. Agora, uma equipe de pesquisadores confirma que o 2020 XL5 é mesmo um troiano e estimam que vai acompanhar nos próximos quatro mil anos. Até aqui, já haviam sido encontrados asteroides troianos de outros planetas do Sistema Solar, mas só um para a Terra, o 2010 TK7.

A descoberta original do 2020 XL5 foi feita em dezembro de 2020 com recurso ao telescópio Pan-STARRS 1 e se verificou que estava em órbita L4, o quarto ponto Lagrange entre a Terra e o Sol. Para confirmar que se trata efetivamente de um asteroide troiano, a equipe de Santana-Ros recorreu a observações com o telescópio SOAR no Chile, em conjunto com dados do telescópio Lowell Discovery e com a estação terrestre ótica da Agência Espacial Europeia, em Tenerife, na Espanha.




O responsável da equipe explica que “é um desafio para os astrônomos apontar para os pontos L4 e L5 do sistema Sol-Terra enquanto estamos no nosso planeta! Qualquer asteroide a orbitar estes pontos só será visível durante um período limitado de tempo, a elevações bastante baixas sobre o horizonte”. Para superar estas dificuldades, os pesquisadores pegaram em consideração também dados de arquivo do SOAR para preencher eventuais lacunas, recorrendo a um acervo de mais de uma década de dados e observações anteriores.

O asteroide 2020 XL5 cai na classe dos tipo-C, a mais comum do nosso Sistema Solar, mede 1,2 quilômetros e é três vezes maior do que o já conhecido 2010 TK7. Os cientistas estimam que este corpo vai acompanhar a Terra previsivelmente durante os próximos quatro mil anos, altura em que conseguirá escapar das forças gravitacionais que o mantêm nesta órbita.







Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua