Ciência

Pesquisadores brasileiros trabalham em kit de diagnóstico rápido da Covid

Crédito: AFP

Mulher se submete a teste de Covid-19 (Crédito: AFP)

Um time de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) está na reta final do desenvolvimento de um kit de diagnóstico rápido para a Covid-19. A pesquisa é feita com proteínas desenvolvidas em células de insetos e plantas a partir da aplicação do gene do coronavírus.



Com o exame, os médicos conseguem descobrir se a pessoa possui anticorpos da doença. Neste momento, o trabalho passa pela fase de validação para entender quanto da proteína produzida é necessária utilizar no teste e o quanto de sorologia – o sangue do paciente – é preciso para detectar a presença do coronavírus.

+ São Paulo começa a vacinar adolescentes nas escolas nesta quinta-feira

Em entrevista ao Correio Braziliense, o coordenador do projeto, Bergmann Ribeiro, disse que ter um teste completamente brasileiro é fundamental para o Brasil manter independência de tecnologia e insumos importados, além de ser mais barato e ressaltar a necessidade dos investimentos em pesquisa no País.

O trabalho foi citado no “Journal of Virological Methods” por tratar de um método ainda pouco estudado, de purificação dessas proteínas clonadas do coronavírus em células de insetos e plantas.



Além do departamento de Biologia Celular da UnB, participa do estudo pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG).


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

3ª dose 4ª dose 4ª dose combate o quê? 4ª dose israel 4ª dose necessária 4ª dose vacina 4ª dose vacina Israel 4ª dose vacinas anticorpo monoclonal anticorpos covid sintomas anticorpos infectados nova infecção AstraZeneca Bergmann Ribeiro campanha de vacinação Canadá coronavírus coronavírus alimentação coronavírus animais coronavírus estudos coronavírus soja covid covid anticorpos covid antiviral medicamento covid longa covid passa para animais covid remédios covid restrições covid tratamentos Covid variantes Covid-19 crianças departamento de Biologia Celular da UnB diagnóstico rápido efeitos permanentes Está faltando AstraZeneca? europa ainda tem restrições? falta gorilas com covid idosos têm que tomar 3ª dose? imunizados naturais imunizados têm que usar máscaras infectados imunizados insetos covid Israel kit de diagnóstico rápido covid montreal novo coronavírus OMS pandemia pets têm covid? pode haver duas infecções diferentes por que Israel está aplicando a 4ª dose? posso me infectar depois de vacinado? qual é a vacina da fiocruz? Qual país tem mais infectados? quando vou deixar de usar máscara? Quebec UnB vacina vacina 3ª dose vacina duas doses protege mais que a de dose única? vacina reinfecção vacina risco de trombose vacina trombose vacinação vacinação cadastro vacinação calendário vacinação já vacinação para crianças vacinados infectados imunidade vacinar crianças Variante cama variante delta Variante Gamma