Em teste realizado pela revista americana Consumer Reports, o sistema de direção semi-autônoma da Cadillac foi votado como o melhor do mercado. A pesquisa levou em conta programas que esterçam, aceleram e freiam automaticamente em vias selecionadas e controladas.

O Cadillac’s Super Cruise faz o melhor trabalho em “balancear alta tecnologia com a garantia de que o carro está operando normalmente e que o motorista está prestando atenção”, segundo a revista. A previsão é que o sistema da marca de luxo da GM esteja em todos os carros da marca até 2020.

Em segundo lugar ficou o Autopilot da Tesla, sistema que vem recebendo críticas por seu nome, considerado por muito como enganoso, passando a impressão que faz mais do que realmente é capaz. Mesmo assim, ele foi bem avaliado e está disponível em todos os veículos da montadora de Elon Musk.

“Autopilot e o Super Cruise foram os vencedores. São sistemas que aceleram e freiam de maneira suave e que conseguem se manter no centro de suas faixas por diversos quilômetros”, declarou a Consumer Report, que ainda completou que os dois programas ficaram muito a frente dos concorrentes. “Os sistemas de Nissan e Volvo tiveram problemas em estradas curvas e acidentadas, saindo diversas vezes de suas faixas”.

O ProPilot Assist, presente em alguns carros da Nissan e Infiniti, ficou em terceiro lugar. Em resposta às críticas do teste, a Nissan declarou que limitou o sistema de centrar nas faixas intencionalmente para manter motorista atentos. A Volvo também declarou que também limitou a capacidade do carro de dirigir sozinho.

Segundo o teste, o principal aspecto para colocar a Cadillac na frente é seu sistema para manter o motorista atento. O Super Cruise utiliza uma câmera que monitora os olhos do motorista para garantir que ele sempre esteja olhando para a estrada. O Autopilot da Tesla monitora se o motorista mantém as mãos no volante, mas não desliga em caso de movimento contrário.