Apesar da covid-19, os brasileiros ainda têm interesse em viajar nas férias de julho ou nos fins de semana a lazer e estão atentos à segurança digital. Isso é o que mostra pesquisa realizada pela McAfee Corp.  De acordo com o 2021 Consumer Security Mindset: Travel Edition da McAfee, 53% das pessoas no Brasil planejam viajar a lazer ainda neste ano, sendo que 9% delas planejam viajar para o exterior.

A pesquisa mostra ainda que 81% dos entrevistados consideram que a covid-19 impactou suas preferências por hospedagem ou acomodações de viagem. Os hotéis e motéis (28%) são os mais desejados, na sequência ficar com a família ou amigos (28%), seguidos por Bed & Breakfast, como pousadas, com 21% e aluguel de casa de férias (20%).

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Por outro lado, a covid-19 deixou os brasileiros mais conectados digitalmente, com 94% dos consumidores dizendo que estão usando mais dispositivos, mais atividades online dentro e fora de casa, entre outras atividades. Além disso, dois em cada três (68%) indicam ter implementado mais proteção para seus dispositivos e atividades online. Este número é superior à média global de 61%.

“À medida que viajar se torna uma possibilidade real para as pessoas mais uma vez, é uma oportunidade de lembrar a importância de manter seu bem-estar digital e segurança mesmo estando longe de casa”, disse Judith Bitterli, vice-presidente sênior de marketing para consumo da McAfee, por meio de nota. “Dentro ou fora de casa, as pessoas precisarão acessar serviços bancários, fazer compras online, acessar serviços digitais no aeroporto ou na estrada. Essa simples mudança de ideia ajuda muito a proteger informações pessoais.”

Divergência de sentimentos

Há uma grande discrepância entre os sentimentos e comportamentos dos consumidores, bem como as melhores práticas de cyber segurança em dentro e fora de casa. Notavelmente, 92% dos brasileiros indicam já ter se conectado a dispositivos ao visitar uma casa que não é a sua, potencialmente os tornando mais vulneráveis a riscos, por estarem mais conectados e menos protegidos.

Os consumidores dizem estar cientes dos riscos cibernéticos associados às suas viagens, mas os comportamentos às vezes permanecem negligentes. Algumas descobertas da McAfee incluem:

• Os aparelhos mais mencionados aos quais as pessoas se conectam quando visitam uma casa são dispositivos pessoais como laptops e computadores (79%), smart TVs (82%), dispositivos de streaming (76%), alto-falantes Bluetooth (63%) e sistemas de jogos (71% ).

• Enquanto em movimento, as pessoas se conectam a todos os tipos de redes. As conexões mais mencionadas são a rede doméstica de amigos ou de casas alugadas (52%), redes hoteleiras (50%), o Wi-Fi público (48%), Wi-Fi do aeroportos (47%) , smart TVs (42%) e Wi-Fi de carros (41%).

• As pessoas esperam um risco maior ao se conectar às redes Wi-Fi nos seguintes locais: Hostels (28%), Hotéis (23%) e casas de aluguel (18%).

• As pessoas esperam apenas um risco baixo ou nenhum risco ao se conectar em sua própria casa (90%), na casa de amigos (74%), em uma casa alugada (55%) ou em um hotel (48%).

• Segundo os entrevistados, são mais vulneráveis a ameaças cibernéticas as redes Wi-Fi (73%), o computador pessoal (68%), Smart TVs (22%), sistemas de jogos (21%) e dispositivos domésticos inteligentes (19%).