O agronegócio ganhou novos argumentos para melhor se comunicar com a sociedade. A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz e realizada pela Brazil Panels, trouxe resultados até inesperados para representantes do campo. Ou pelo menos para parte deles. Um exemplo é o fato de que 68% das 4.125 pessoas entrevistadas pelo estudo consideram o agronegócio como um dos setores mais admirados, atrás apenas da saúde.

A surpresa deve-se a cobranças e questionamentos que as atividades agropecuárias recebem da população mais urbana. Em especial sobre sustentabilidade. Essa percepção também aparece na pesquisa. Um dos recortes do levantamento divide os participantes por nível de conhecimento e envolvimento com o agronegócio. Os mais próximos representam 43%, enquanto 24% estão em uma posição mediana e 33% são os mais distantes. É nesse último grupo que está o grande desafio da comunicação com o meio urbano.

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Primeiro porque, dentro dos 33%, as pessoas de 30 a 59 anos foram as mais críticas ao setor, inclusive apontando-o como um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais no País. Segundo, porque mais da metade desse grupo (51%) é composta por jovens entre 15 e 29 anos, considerados pela própria organização do estudo como “consumidores do futuro”. Há quem defenda que o agro deva entender e usar a mesma linguagem desse público para se aproximar. A estratégia pode ser boa, mas para funcionar terá de transmitir mensagens alinhadas com as causas defendidas por essas pessoas. Mais do que ter dados sobre como é percebido pela sociedade, o agronegócio precisa aproveitar essas informações para estabelecer um diálogo permanente com toda a população.

A ação pode ser ainda mais eficaz se aproveitar elementos já disponíveis. Um estudo realizado em 2017, com 1.022 moradores de capitais brasileiras, apresentou resultados semelhantes, com 95% das pessoas entrevistadas afirmando ver o agro como importante ou extreamente importante para o Brasil. Os resultados dessa pesquisa, realizada pela parceria entre a Revista Plant Project e as empresas JH-B2F e Bridge Research, foram apresentados durante o então HMS Expo (hoje HSM+), maior evento de gestão e inovação da América Latina.