Uma pesquisa promovida pela Preply, plataforma de aprendizado de idiomas, apontou as cidades brasileiras consideradas mais rudes, as mais educadas e mais generosas.

O estudo ouviu cerca de 1,6 mil moradores das 15 maiores cidades do Brasil entre os dias 2 e 7 de novembro de 2022. Para participar da pesquisa realizada pela Censuswide, era necessário que o entrevistado morasse na cidade por pelo menos há um ano.

Dez das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes não têm leis para 5G

Goiânia, a mais “rude” do Brasil

A capital de Goiás ficou na primeira posição do ranking das cidades mais mal-educadas do Brasil. Com a pontuação de 6,76 na escala de 1 a 10, Goiânia ficou à frente do Rio de Janeiro (6,58) e de Porto Algre (6,50). “Não é como se todas as pessoas desses lugares fossem rudes e grosseiras, mas podem manter alguns costumes que incomodam os outros no cotidiano. É isso que nosso ranking buscou medir”, explicou Yolanda Del Peso, especialista em Outreach da Preply, em nota divulgada. Veja o ranking:

1- Goiânia, Goiás
2 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
3 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul
4 – Salvador, Bahia
5 – Belo Horizonte, Minas Gerais
6 – Manaus, Amazonas
7 – Fortaleza, Ceará
8 – São Paulo, São Paulo

Brasília, a mais cordial

Do lado oposto do ranking, ou seja, a cidade considerada mais cordial e educada pela pesquisa foi a capital do país, Brasília, com a pontuação de 5,74. Natal ficou na segunda posição, com a pontuação de 5,85, e Curitiba ficou em terceiro lugar, com 5,91. Confira:

1 – Brasília, Distrito Federal
2 – Natal, Rio Grande do Norte
3 – Curitiba, Paraná
4 – Campinas, São Paulo
5 – Recife, Pernambuco
6 – Belém, Pará
7 – São Luís, Maranhão

Campinas, a mais generosa

O estudo também levou em consideração o hábito de dar gorjeta, e qual o valor que os moradores costumam oferecer. A cidade de Campinas foi considerada a mais generosa, com seus moradores dispostos a dar 14,14% do valor do serviço em gorjeta. Brasília aparece logo a seguir, com 12,46%, e Porto Alegre ficou em terceiro, com 11,74%. Veja as demais cidades:

1 – Campinas, São Paulo
2 – Brasília, Distrito Federal
3 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul
4 – Salvador, Bahia
5 – Fortaleza, Ceará
6 – Recife, Pernambuco
7 – Belém, Pará
8 – São Paulo, São Paulo