A lava-louças é o produto doméstico que registrou a maior alta de buscas do setor pelos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pelo Google Brasil. O eletrodoméstico apresentou aumento de 95% em volume de buscas em 2020. A companhia diz também que os mais procurados na plataforma são os da “linha branca”, como geladeira e fogão.

Neste ano, o crescimento da procura pelas lava-louças permaneceu. As buscas pelo produto aumentaram 26% na semana encerrada em 11 de abril, ante à média das quatro semanas anteriores. Centrífuga e secadora são outros produtos que também estão entre os mais procurados pelos consumidores este ano.

+ Consulado dos EUA realiza leilão de eletrodomésticos e móveis
+ Abinee: falta de componentes gera atrasos em mais fábricas de eletroeletrônicos

“A pandemia influenciou de forma profunda e estrutural a relação que temos com a casa”, afirma Julia Busch, analista de insights para a indústria de bens de consumo do Google Brasil, em nota divulgada.

Preços também em alta

Mesmo com a alta nas buscas por lava-louças, a companhia ressalta que a iniciativa não se transforma, necessariamente, em volume de compras e uma das razões é o preço. Em uma busca rápida pelo próprio Google, uma lava-louças pode partir de R$ 1 mil e chegar a mais de R$ 7 mil, dependendo do modelo.

De acordo com outra pesquisa online realizada pelo Google, no início de abril com mil pessoas, 7 em cada 10 brasileiros afirmaram ter sofrido alguma redução na renda no último ano. Entre os entrevistados, 16% relataram que desistiram de comprar uma lava-louças por este motivo.