Economia

Pesquisa aponta que empregados estão insatisfeitos com trabalho

O Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados. Mas que está na ativa não está feliz, aponta levantamento da Elancers

Crédito: AFP

Governo acredita que está conseguindo preservar empregos formais (Crédito: AFP)

Os mais de 12 milhões de desempregados no Brasil segundo o IBGE estão minando a confiança e o humor de quem está trabalhando. É o que revela uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento e seleção de executivos Elancers.

O levantamento mostra uma alta insatisfação com a carreira no Brasil, que é de 46% entre os homens e ainda maior entre as mulheres, chegando a 49%. Além disso, revela que apenas 9% dos pesquisados dizem estar satisfeitos com as amizades no trabalho, o que evidencia ambientes de trabalho competitivos, onde não há muito espaço para amigos.

“O que detectamos é que com a crise, o desemprego, quem ficou na empresa está trabalhando mais”, afirma Cezar Tegon, presidente da Elancers. “E muito insatisfeito com o clima e a sua perspectiva.” Segundo o executivo, essa insatisfação deve-se ao fato de que “quando se reduz o quadro de funcionários, um faz o trabalho de três”.

Realizado entre 02 de dezembro e 04 de janeiro de 2017, o levantamento entrevistou 2.290 pessoas no Brasil através do site de empregos Vagas Online. A amostragem foi desde analistas-assistentes, em diversas áreas com salário em torno de R$ 2 mil, até diretores com rendimento de R$ 30 mil.

O trabalho da Elancers revela ainda que a principal queixa não é a de remuneração salarial, mas sim de “reconhecimento profissional” e “satisfação pessoal com o trabalho”. Esses dois últimos itens, somados, correspondem a mais de 67% dos anseios dos entrevistados, contra 12,3% de reconhecimento por “salários ou benefícios”.

Perguntado quais as alternativas de reverter o quadro apontado na pesquisa, Tegon diz que as empresas precisam urgentemente investir em lideranças. “Um bom líder deve gastar mais da metade do seu tempo com gestão de pessoas”, afirma o presidente da Elancers. “Hoje, não dedicam nem um décimo dessa fração.”

Veja também

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

Tópicos

emprego IBGE pesquisa