Giro

Pentágono promete ajudar Israel a manter superioridade militar

Pentágono promete ajudar Israel a manter superioridade militar

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz (D), visita o Pentágono ao lado do Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, em Washington, 22 de setembro de 2020 - AFP

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, prometeu nesta terça-feira (22) ajudar a manter a superioridade militar de Israel no Oriente Médio, em meio a preocupações do Estado hebraico com uma possível venda de caças americanos F-35 aos Emirados Árabes Unidos.

“Um dos pilares de nossa relação de defesa é preservar a vantagem militar qualitativa de Israel na região”, declarou Esper ao dar às boas-vindas no Pentágono ao ministro da Defesa israelense, Benny Gantz.

“Os Estados Unidos estão comprometidos com isso, e o Departamento de Defesa está comprometido com esse imperativo. Continuaremos apoiando a política americana de longa data de manter a segurança de Israel”, declarou Esper.

A dúvida sobre se Washington irá vender os caças aos Emirados Árabes Unidos foi uma sombra na cerimônia realizada na semana passada na Casa Branca, onde foram sacramentados os acordos de normalização das relações diplomáticas de Israel com os Emirados e o Bahrein.

O presidente Donald Trump declarou durante o evento que não teria “nenhum problema” em vender aviões de guerra F-35 aos Emirados Árabes Unidos, apesar das objeções de Israel.

Israel se opõe há anos à venda de caças a qualquer outro aliado dos Estados Unidos na região, incluindo Jordânia e Egito, que reconhecem o Estado hebraico.

Uma venda deste porte prejudicaria a vantagem militar de Israel sobre os vizinhos.

Desde a década de 1960, os Estados Unidos defendem a “vantagem militar qualitativa” (QME) de Israel no Oriente Médio, um conceito formalizado pelo Congresso americano.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?