Limitar o aquecimento global em no máximo 2ºC até o ano 2100, como prevê o Acordo de Paris firmado em 2015, tem sido um desafio para países e empresas. Especialmente para aquelas cuja atividade envolve fontes de emissão de gases de efeito estufa, como é a pecuária. Balizar procedimentos que permitam às empresas cumprir as metas de redução de emissões com base na ciência é a missão da iniciativa internacional Science Based Targets. Ela é formada por entidades que representam as grandes autoridades no tema: Pacto Global das Nações Unidas, WWF, World Resources Institute e Carbon Disclosure Project. Até agora, quase 1 mil companhias aderiram à mobilização. No Brasil, apenas uma empresa se proteína animal integra a lista: a Marfrig.

Em meio à pressão internacional pela preservação da Amazônia e dos recursos naturais de forma a garantir a sobrevivência das futuras gerações, é louvável que uma empresa entenda fazer parte do problema e ajudar a buscar soluções. Esse modo de encarar o ecositema em que atua ajudou a dar à Marfrig o primeiro lugar entre os frigoríficos no anuário AS MELHORES DA DINHEIRO 2020.

Miguel de Souza Gularte Empresa: Marfrig Cargo: Diretor-presidente Principais realizações da gestão: Enxugar a operação, reforçar o compromisso com a sustentabilidade e com a governança, elevando a receita líquida em 11,2%, para R$ 49,9 bilhões.

A agenda de sustentabilidade tem sido uma das pautas mais importantes da Marfrig desde 2009. Para o diretor-presidente Miguel Gularte, o compromisso com o meio ambiente, ao lado do cumprimento das projeções financeiras estabelecidas para o biênio 2019/2020, foi um dos fatores que levaram a empresa a se diferenciar no segmento em que atua. “A Marfrig saiu na frente das demais em diversas iniciativas. Ela se antecipou à concorrência ao tomar decisões corretas na área de sustentabilidade e também de inovação, ao lançar produtos de origem vegetal que se mostraram um grande êxito”, afirmou.

“A Marfrig saiu na frente das demais em diversas iniciativas. Ela se antecipou à concorrência ao tomar decisões corretas na área de sustentabilidade e também de inovação, ao lançar produtos de origem vegetal que se mostraram um grande êxito” Miguel de Souza Gularte, Diretor-presidente da Marfrig.

Em julho, a Marfrig assinou um compromisso público articulado pelo Centro Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) junto de 38 empresas dos setores industrial, agrícola e de serviços. Um dos principais focos dessa coalizão é o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e nos demais biomas brasileiros, mas ele prevê ainda ações para a inclusão econômica de comunidades locais como forma de garantir a preservação das florestas e a redução do impacto ambiental no uso dos recursos naturais. Dentro da Marfrig, um comitê de sustentabilidade reúne nomes como Marcelo Furtado, ex-diretor do Greenpeace no Brasil, e Daniela Mariuzzo, diretora do IDH Brazil.

Em 2019, pontuado por importantes movimentos estratégicos e societários, a Marfrig registrou uma receita líquida consolidada de R$ 49,9 bilhões, crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior. Um dos destaques da gestão no período foi o aumento de participação na National Beef (quarto maior player do mercado americano de carne bovina), para 81,73% do capital da companhia. Em dezembro, a Marfrig realizou uma operação de follow-on de R$ 900 milhões, utilizando os recursos para reduzir seu endividamento. O BNDES aproveitou a oferta e vendeu ao mercado a fatiade 33% que detinha na empresa.

Os recordes continuaram no primeiro semestre de 2020, quando o resultado do desempenho operacional ficou significativamente acima da média de mercado. Entre abril e junho deste ano, a receita líquida consolidada atingiu R$ 18,9 bilhões, crescimento de 54% em relação ao mesmo período de 2019. O melhor indicador, contudo, foi o lucro líquido do período. Com R$ 1,6 bilhão, ele ficou 1.743% acima do registrado no segundo trimestre do ano passado – e muito acima das expectativas dos analistas do mercado.

As melhores 

1. MARFRIG 440,63 PONTOS

2. JBS 399,10 PONTOS

3. BRF 346,13 PONTOS