O Itamaraty está furioso, por causa do constrangimento diplomático. A medida também pode afetar investimentos externos e exportações brasileiras. A Holanda, via porto de Roterdã (foto), é o quarto maior destino dos produtos brasileiros. As vendas para paraísos fiscais pagam imposto antecipado
 

51.jpg

 

Investimento

Brasil em alta

O Brasil continua atraindo interesse global. Nesta semana, o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, participa de dois seminários sobre investimentos no País: um em Londres e outro em Paris. Vai falar sobre a estabilidade, a previsibilidade das regras e garantir que isso não vai mudar com a eleição.
 

53.jpg

 

Verbas

O que a baiana tem?

O ex-ministro Geddel Vieira Lima deixou a Integração Nacional, mas a Bahia continua prestigiada na pasta. O ministério liberou R$ 162 milhões para obras no Estado, quase o equivalente ao que receberam Ceará, Paraíba e Pernambuco.

54.jpg

 

Cena do Planalto

Sem pré-sal, com italianos

Já em clima de São João e de recesso de julho, o Congresso fez sessão em homenagem aos italianos que vieram ao Brasil no século passado. O ato lembrou os 135 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul e 139 de chegada dos oriundi no Brasil. Já a votação da distribuição dos royalties do pré-sal, que voltou ao Senado, será colocada na pauta do dia 10 de dezembro.
 

55.jpg

 

Odontologia

Brasil sorridente

A criação recorde de nove mil postos de trabalho no segmento de medicina e odontologia, registrada pelo Caged em maio, responde pelo nome de Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde. O número de dentistas no SUS saltou de 40.850 para 70.023 desde o ano passado.

 

Notas

Às vésperas da eleição, deputados da oposição têm feito romaria na Casa Civil em busca da liberação das emendas parlamentares. Para pressionar, os partidos da oposição ameaçam, inclusive, obstruir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O STF julga a intervenção federal no governo do Distrito Federal nesta quarta-feira 30 num clima muito diferente do que existia na época do pedido, há quatro meses. Boa parte da população já acha melhor deixar como está e esperar as eleições.