Giro

Peixe misterioso considerado extinto pode viver 100 anos

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Os celacantos, que existem há 400 milhões de anos, foram considerados extintos até serem encontrados vivos em 1938 na costa da África do Sul. (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O celacanto – um peixe gigante e misterioso que sobreviveu desde a época dos dinossauros – pode viver 100 anos, descobriu um estudo. Esses peixes, que se movem lentamente e crescem até o tamanho de um humano, são apelidados de “fósseis vivos” e também crescem em um ritmo muito lento.

As fêmeas não atingem a maturidade sexual até o final dos 50 anos, segundo o estudo de cientistas franceses, enquanto os celacantos machos atingem a maturidade sexual entre os 40 e 69 anos. E talvez o mais estranho de tudo, os pesquisadores acreditam que a gravidez nesses peixes dura cerca de cinco anos.

+ Idade de uma cratera pode adicionar pistas sobre a extinção dos dinossauros

Os celacantos, que existem há 400 milhões de anos, foram considerados extintos até serem encontrados vivos em 1938 na costa da África do Sul. Os cientistas acreditaram por muito tempo que os celacantos vivessem cerca de 20 anos.



Mas, aplicando uma técnica padrão para datar peixes comerciais, os cientistas franceses calcularam que eles vivem cerca de um século, de acordo com um estudo publicado na revista Current Biology.

Os celacantos estão tão ameaçados que os cientistas só podem estudar espécimes já capturados e mortos.

No passado, os cientistas calculavam a idade dos peixes contando grandes linhas em uma escala de celacanto específica. Mas os cientistas franceses descobriram que faltavam linhas menores que só podiam ser vistas usando luz polarizada – a técnica usada para calcular a idade dos peixes comerciais.

Bruno Ernande, ecologista evolucionário marinho do instituto francês de pesquisa marinha e co-autor do estudo, disse que a luz polarizada revelou cinco linhas menores para cada uma das grandes. Os pesquisadores concluíram que as linhas menores se correlacionavam melhor com um ano de idade do celacanto – e que indicava que seu espécime mais velho tinha 84 anos.

Usando a técnica, os cientistas estudaram dois embriões e calcularam que ambos tinham cinco anos. Então, disse Ernande, eles calcularam que a gravidez dure pelo menos cinco anos em celacantos.

Embora os celacantos não tenham relação genética com outras criaturas do fundo do mar, como tubarões e raias, eles envelhecem lentamente, disse Ernande. Os tubarões podem viver centenas de anos.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago