Em 2012, os empresários João Paulo Diniz e Marcelo Loureiro compraram o Spinlister, uma espécie de Airbnb para bikes, pranchas de surf e de snowboard, criado por dois americanos um ano antes. Ele funciona conectando donos de equipamentos e gente interessada em alugar por um dia ou mais.

Pois bem, depois de cinco anos, a empresa ganhou o mundo: de São Francisco, ela se expandiu para outras seis cidades americanas e também para 65 países como Canadá, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Austrália e Japão.

“Mas o grande salto aconteceu com a nossa associação com bike shops”, diz João Paulo Diniz. Ou seja, o Spinlister passou a fornecer toda a tecnologia, fornecer dados analíticos e até a faturar o pagamento para lojas que se cadastram no aplicativo.

Ao lado de um colosso

O próximo passo – ou pedal – da dupla é ambicioso e tem potencial para multiplicar os resultados da companhia exponencialmente. Em abril, o Spinlister começa uma parceria com a gigante sueca IKEA, uma das maiores redes de varejo do mundo. Todas as bicicletas do modelo Sladda vendidas pela loja sairão já listadas no Spinlister. A primeira experiência será testada na unidade da IKEA em Portland, no Oregon, e tem tudo para ganhar tração. Com 340 lojas espalhadas por 28 países, a IKEA faturou US$ 38,4 bilhões em seu último ano fiscal.

(Nota publicada na Edição 1006 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Hugo Cilo, Márcio Kroehn e Paula Bezerra)