Giro

Pedaço de foguete da SpaceX, de Elon Musk, é encontrado no Paraná

Crédito: Reprodução/Portal RDX

Astrônomos acreditam que o lixo espacial é destroço do foguete Falcon 9, da SpaceX (Crédito: Reprodução/Portal RDX)

Um objeto espacial metálico caiu na propriedade rural de um morador da cidade de São Mateus do Sul, no Paraná, nesta quarta-feira (16). Analisado pela equipe de astrônomos da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), o objeto é um pedaço do foguete Falcon 9, da SpaceX.

As informações foram divulgadas pelo site local RDX, que registrou o objeto encontrado pelo agricultor João Ricardo (veja vídeo abaixo).



+ Starlink: entenda como os ucranianos usam internet sem provedores russos
+ Starlink ‘não’ vai bloquear fontes de notícias russas, diz Elon Musk

A identificação do lixo espacial foi possível porque a reentrada atmosférica do foguete da empresa de Elon Musk pode ser vista no céu, no último dia 8. A queima do detrito espacial provocou uma grande bola de fogo que foi observada por moradores dos estados do Sul do País.

“Ao analisar o caso, a equipe da BRAMON percebeu que São Mateus do Sul fica praticamente abaixo da trajetória da reentrada (do foguete) observada na semana anterior. Em uma análise detalhada das imagens, foram encontradas algumas semelhanças entre o objeto encontrado pelo Sr. João e a tubeira do motor Merlin 1D utilizado no segundo estágio do foguete Falcon 9 da SpaceX”, afirma a Bramon em seu site.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O objeto possui cerca de 4 metros de comprimento e 6 metros de diâmetro. A peça ainda conta com uma liga de nióbio e titânio, que proporciona uma resistência às altas temperaturas e explica a resistência em relação à passagem atmosférica.

O foguete da SpaceX foi lançado em 19 de dezembro, na Flórida (EUA), para colocar em órbita o Satélite Geoestacionário Turksat 5B, que vai integrar a rede Starlink. A Starlink é um projeto que pretende levar internet aos locais mais remotos do planeta.


“A BRAMON acredita que, somados todos esses fatores, existe uma enorme possibilidade que o objeto encontrado pelo Sr. João Ricardo seja, de fato, a tubeira do motor Merlin 1D do foguete Falcon-9 da SpaceX que reentrou em nossa atmosfera no último dia 8 de março”, complementa a entidade de astrônomos.

João Ricardo disse que não tocou no objeto e vai esperar análise das autoridades. Apesar de ter caído em sua propriedade, o objeto ainda pertence à empresa de Musk, segundo tratados de acordos internacionais do qual o Brasil é signatário. Portanto, a SpaceX tem responsabilidade por recolher o objeto e cobrir eventuais prejuízos que possa ter causado.



Tópicos

Bramon Como comprar antena Starlink? Como funciona internet por satélite? Como funciona Os satélites Starlink? Como funcionará a Starlink? Como ver a Starlink? destroço destroço espacial elon musk biografia elon musk criptomoeda elon musk dinheiro elon musk empresas elon musk instagram elon musk livro elon musk marte elon musk twitter esposa do ministro das comunicações ex-ministro das comunicações falcon 9 foguete foguete de elon musk cai no brasil foguete de elon musk cai no paraná foguete elon musk fazenda paraná internet por satélite é boa internet rural via satélite embratel internet via satélite claro internet via satélite ilimitada internet via satélite residencial internet via satélite rural internet via satélite rural ilimitada internet via satélite rural preço lixo espacial ministro das comunicações silvio santos o que fazer com lixo espacial? Paraná Quais empresas trabalham com internet via satélite? Qual a sigla do Ministério das Comunicações? Qual a velocidade da internet Starlink? Qual a velocidade da internet via satélite? Qual é a idade de Fábio Faria? Qual é a melhor internet para zona rural? Qual é a melhor internet via satélite? Quanto custa a Internet via satélite? Rede Brasileira de Observação de Meteoros resto espacial spacex ao vivo spacex bolsa spacex foguete spacex hoje spacex internet spacex launch spacex Starship spacex twitter starlink anatel starlink brasil starlink cadastro starlink criptomoeda starlink preço starlink tracker starlink velocidade starlink wikipedia