O grupo britânico Pearson, dono das redes de ensino COC e Dom Bosco e das escolas de idiomas Wizard, Yázigi e Skill, vendeu suas três marcas brasileiras de ensino profissionalizante – Microlins, People e SOS – para o grupo Prepara. Com a transação, cujo valor não foi revelado, a Prepara passa a se chamar MoveEdu e se torna líder no segmento profissionalizante.

A MoveEdu começa com um faturamento de cerca de R$ 600 milhões (o dobro do grupo Prepara), 1,2 mil unidades franqueadas e 400 mil alunos. Para tentar evitar a sobreposição de marcas, a companhia deverá segmentá-las ainda mais. A Prepara Cursos, que era a principal marca do grupo Prepara, focará sobretudo no ensino profissionalizante de tecnologia, enquanto a Microlins, até então a bandeira profissionalizante mais forte da Pearson, atuará principalmente na área de serviços, como hotelaria.

“A Microlins era uma concorrente direta nossa. Por isso, precisamos analisar com calma para ver se a compra era interessante. Decidimos fazê-la porque o segmento profissionalizante tem alto potencial de crescimento”, disse o fundador do grupo Prepara, Rogério Gabriel, que permanece como presidente da MoveEdu.

As conversas para realizar o negócio começaram em meados de 2015, um ano e meio após a Pearson adquirir, por R$ 1,95 bilhão, o Grupo Multi – que controlava as redes Wizard, Yázigi e Microlins – do empresário Carlos Wizard Martins.

A Pearson decidiu se desfazer das marcas para focar sua ampliação de franquias na área de ensino de idiomas. “Nosso principal objetivo no setor de franquias é focar na expansão das marcas líderes em cursos de idiomas, Wizard by Pearson, Yázigi e Skill”, informou a companhia em nota.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.