Geral

Peak Sport: conheça a empresa chinesa que veste o Time Brasil em Tóquio

Crédito: Divulgação/COB

Atletas devem usar as roupas da Peak Sport em cerimônias de premiação, mas podem competir com patrocinadores individuais (Crédito: Divulgação/COB)

O espectador atento dos Jogos Olímpicos de Tóquio notou que o Time Brasil utiliza roupas fornecidas pela Peak Sport. A marca chinesa assumiu o lugar da Nike nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016 e tornou-se a fornecedora esportiva oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).



A empresa pagou RS$ 7,877 milhões à delegação brasileira e foram produzidas 39 mil peças de roupas, entre calças, bermudas, bonés, calçados, bolsas e agasalhos. A Peak também veste as delegações da Eslovênia, Islândia, Nova Zelândia, Romênia e Ucrânia e vai fornecer material esportivo ao Time Brasil até os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As informações são do blog Olhar Olímpico, do UOL.

+ Olimpíadas: Ágatha e Duda perdem para as chinesas no vôlei de praia

+ Delegações barulhentas compensam ausência de torcedores em Olimpíada sem público

No entanto, o contrato com o COB prevê a obrigatoriedade de uso na Vila Olímpica, viagens, pódios e cerimônias. Por isso, apenas 24 atletas de 7 modalidades utilizam uniformes da Peak enquanto competem: boxe, canoagem, levantamento de peso, pentatlo, remo, tênis de mesa e tiro com arco. Os demais utilizam seus patrocinadores individuais durante os jogos, como a Asics no vôlei e a Nike no futebol.



A Peak Sport lançou seus primeiros tênis de corrida em 1989, mas iniciou sua expansão global em 2006. A empresa foi uma das pioneiras no uso de tecnologia 3D para a produção de calçados. Porém, apenas oito anos depois do IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês) na bolsa de Hong Kong em 2009, quando abriu seu capital, precisou fazer a operação reversa. A empresa teve suas ações retiradas da listagem (OPA) por baixo rendimento das ações.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?