O Project Owl é um projeto financiado pela IBM após vencer o desafio Call For a Code com uma proposta inusitada para salvar vidas em situações de desastres naturais: criar uma rede de wifi com patos de borracha amarelos equipados com roteadores, que através de uma rede de malha, irá proporcionar redes móveis em regiões devastadas para conectar vítimas a serviços de ajuda.

O sistema foi testado com sucesso em Porto Rico nas últimas semanas e está pronto para ser utilizado na temporada de furacões que se aproxima nos países da América Central, do norte e Caribe. São esperados pelo menos sete furacões na região segundo a The Weather Company.

A iniciativa funciona através da tecnologia mesh, onde os roteadores se conectam formando uma grande área de rede sem um servidor central. No caso do Project Owl, quando algum pato identifica um celular por perto, automaticamente envia uma notificação com instruções de como se conectar ao “papa duck”, software que faz a ligação da vítima com serviços de resgate.

A ideia é que sejam jogados diversos patos de borracha com wifi nas regiões devastada para criar uma área de rede emergencial. O teste em Porto Rico cobriu uma área de apenas 2,5 quilômetros quadrados, mas a equipe do projeto acredita que o número pode ser aumentado em 100 vezes.