Nem mesmo o poderio de grandes empresas foi suficiente para conseguir que seus portais de compras de materiais indiretos estreassem no prazo. O Latinexus, em que Votorantim e Bradesco planejam adquirir produtos de escritório e uniformes de funcionários, deveria estrear em fevereiro. Até agora nada. O adiamento teria sido provocado pela dificuldade em fazer com que os sistemas das duas empresas conversem entre si, tarefa que está a cargo da Deloitte. O Agrega, dos grupos Ambev e Souza Cruz, deveria funcionar no fim do primeiro trimestre de 2001. Nenhum sinal.

SERÁ QUE FALIU?

A crise da Internet, quem diria, acabou por afetar os sites especializados em notícias de empresas pontocom em perigo. As páginas, inspiradas no americano FuckedCompany, chegaram a colocar sites em má situação com informações ? nem sempre verídicas ? de bastidores do mundinho pontocom. O brasileiro Falidos.com.br saiu do ar faz tempo. A versão argentina Lacagada.com também. A página, em branco, traz no seu epitáfio: ?Se alguém está interessado em comprar este site e sua tecnologia, por favor entre em contato conosco.?

FALHAS NA ESTRÉIA DO 3G

Os primeiros testes feitos no Japão com os telefones 3G foram um fiasco. Mensagens de e-mail enviadas de computadores não conseguiram chegar nos aparelhos de mão por 18 horas seguidas por falhas nos servidores. Um outro problema com o software vai adiar a estréia em pelo menos um mês. A NTT Docomo tem planos de oferecer o serviço em outubro, seis meses mais tarde do que havia se proposto antes.

? O mercado mundial de servidores registrou uma redução de 1,8% no primeiro trimestre do ano, de acordo com o Gartner

? Menos de um quarto dos usuários de Internet americanos está propenso a comprar um e-book, segundo o Ipsos

? Pesquisa do Boston Consulting Group mostrou que 77% dos médicos brasileiros acessam a rede quase que diariamente

 

UNITED COMPRA MYPOINTS.COM

A empresa de Internet da companhia aérea americana United Airlines comprou esta semana o site de fidelidade MyPoints.com. O valor anunciado da transação foi de US$ 112,5 milhões. O MyPoints funciona da mesma maneira que o brasileiro Dotz.com, em que o internauta compra em lojas parceiras, ganha pontos e os troca por prêmios. O site brasileiro compete com diversos outros programas de fidelização. No mundo real, os maiores são o Smart Club e o Smiles, da Varig.

O GOLPE DO CURRÍCULO

A rede pode reservar surpresas desagradáveis para quem nela coloca o seu currículo Consultorias de RH estão entrando nos sites que têm classificados de emprego para pegar o endereço eletrônico dos cadastrados. Então, enviam uma mensagem oferecendo vagas e marcam uma entrevista pessoal. Mas nada é gratuito. Algumas dessas firmas pedem para o candidato preencher um cheque de R$ 1.000 na mesma hora. Outras exigem 80% do primeiro salário, caso a vaga seja conquistada. Olho vivo.

FILHOTE BASTARDO

Do cruzamento do relógio com o micro de mão nasceu o Web-@nywhere. Para um relógio, ele é grande e chamativo. Mas traz as funções básicas de um handheld, como catálogo de telefones, agenda e jogos a um preço mais acessível: R$ 219. A engenhoca consegue baixar arquivos de Internet com um pequeno equipamento que o conecta ao PC.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

O atendimento ao usuário do IG deixará de ser terceirizado e vai contar com 16 funcionários próprios. O problema básico, porém, continua. Não é possível fazer qualquer coisa por telefone.
A única forma de reclamar que a conexão não funciona continua sendo o e-mail.

O TELEFONE LEVA A MELHOR

Resultado de uma pesquisa com brasileiros que navegam de Internet acabou sendo mais favorável ao tradicional telefone. Enquanto 14% desses internautas compraram pelo computador no ano passado, uma fatia maior deles ? 16% ? preferiu o telefone. O estudo foi conduzido nas capitais São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

A REDE ORGANIZADA

Depois de um ano à frente do site de turismo Viajo.com, o empresário Colin Buterfield decidiu investir em uma nova idéia para a Internet. A partir de julho, ele estará coordenando o site Organox, espaço virtual que permite ao internauta criar páginas totalmente personalizadas. Num mesmo endereço, será possível reunir o acesso a várias contas bancárias e notícias de interesse.

DINHEIRO ? Vocês pretendem fugir da publicidade como receita?
Buterfield ?
Não podemos abrir mão da venda de banner. Ela faz parte da receita de qualquer site. Mas realmente não é nosso foco. A idéia é fazer do site Organox um tubo de ensaio para a plataforma e vendê-la para terceiros.

DINHEIRO ? Qual é a principal novidade para o internauta?
Buterfield ?
O conceito do site é abolir com as inúmeras senhas e logins (identidade virtual) que acompanham a vida de qualquer usuário de Internet. No Organox, ele terá apenas uma senha e poderá acessar diversos conteúdos. O resultado será uma página personalizada, acessível de qualquer computador.
(FP)

O FUNIL DA AUDIÊNCIA

O funil da audiência A consolidação da Internet anda a olhos vistos nos Estados Unidos. Segundo o Jupiter MediaMetrix, os usuários americanos gastaram metade do seu tempo on-line em apenas quatro sites: América Online, Microsoft, Yahoo e Napster. Há dois anos, essa atenção era dispensada a 11 endereços.