Giro

Passageiro sem experiência pousa aeronave após piloto passar mal

Crédito: Wikimedia Commons

O passageiro assumiu o comando de um Cessna 208 Caravan, como o da foto, e pousou em segurança na Flórida (Crédito: Wikimedia Commons)



O passageiro de um avião privado assumiu o comando da aeronave e pousou em segurança depois que o piloto sofreu um mal-súbito, nesta terça-feira (10), no estado da Flórida (EUA).

O controle de tráfego aéreo foi surpreendido pela mensagem que veio de um monomotor Cessna 208 Caravan. “Tenho uma situação séria aqui”, disse o passageiro não identificado. “Meu piloto ficou incoerente e não tenho ideia de como pilotar o avião.”

+ Controladores de Gol e Avianca formam grupo de aviação Abra

Sem saber sua localização exata, o passageiro foi instruído a seguir pela costa da Flórida até ser localizado pelos radares próximo a Boca Raton.



Em contato direto com a aeronave, um controlador de tráfego aéreo que também trabalha como instrutor de voo foi passando as informações pelo rádio, ajudando o passageiro a pousar a aeronave com segurança no aeroporto de Palm Beach por volta das 12h30 no horário local. Somente o piloto e o passageiro que pousou a aeronave estavam a bordo.

Não há, até o momento, informações sobre o nome do piloto ou sobre seu estado de saúde. A Federal Aviation Administration (FAA), órgão que controla a aviação civil nos Estados Unidos está investigando o caso.