Diversos partidos confirmaram neste sábado (23) seus candidatos a governador, vice e ao Senado em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

No maior colégio eleitoral do país, o PT confirmou a candidatura de Fernando Haddad. Pelo acordo que ambos os partidos fizeram no estado, o PSB lançou o nome do ex-governador Márcio França para o Senado. De acordo com as últimas pesquisas, Haddad e França lideram as intenções de votos. 

+Mais da metade dos empregos do Brasil pode acabar por conta da automação

Haddad, no entanto, ainda não definiu o vice, que será escolhido até o próximo dia 30. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) é um dos nomes mais cotados.  

Novidades também na chapa bolsonarista de Tarcísio Freitas (Republicanos), que confirmou o lançamento do astronauta e ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes (PL) ao Senado. 

Após a desistência do apresentador José Luiz Datena, a candidatura bolsonarista ao Senado no estado estava sendo bastante disputada entre nomes como o de Carla Zambelli (PL) e Janaína Paschoal (PRTB).  

O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) também recebeu o apoio formal do PP neste sábado. O partido, que faz parte da base de apoio de Bolsonaro, optou pela coligação com PSDB, Cidadania,  MDB, Podemos, Solidariedade, Avante e União Brasil.

Tarcísio Freitas e Rodrigo Garcia aparecem empatados na última pesquisa Datafolha, com 13% cada um. Haddad lidera com 28% e França, que não vai disputar o cargo, tem 16%.  

Freixo escolhe vice e PSD e PDT se coligam no Rio de Janeiro

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) confirmou na última sexta-feira (22) o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia (PSDB) como vice em sua chapa para o governo do estado. 

Esta semana foi marcada pelo estremecimento da relação de Freixo com o PT, já que o PSB confirmou a pré-candidatura do deputado Alessandro Molon ao Senado. Isso incomodou o PT no estado, já que havia um acordo para que houvesse o apoio do PSB à candidatura de André Ceciliano ao Senado. 

Outra chapa que escolheu o vice foi a do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) que contará com o ex-presidente da Ordem do Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz.

De acordo com pesquisa do IPEC publicada nesta sexta-feira (22), o atual governador Cláudio Castro (PL) lidera a corrida pelo Palácio da Guanabara com 20%. Freixo tem 14%. Anthony Garotinho (União) vem na terceira colocação, com 9%, mas já anunciou a saída da disputa. Neves está logo atrás com 6%.