Economia

Partido pró-independência da Escócia caminha para vitória nas eleições, mas sem maioria

Por Russell Cheyne

GLASGOW, Escócia (Reuters) – O Partido Nacional Escocês (SNP, sigla em inglês), que prometeu realizar um referendo sobre a independência do país que pode romper o Reino Unido se retornar ao poder, caminha para a vitória na eleição parlamentar deste sábado, mas sem uma maioria absoluta.

O SNP disse que buscará realizar uma nova votação sobre secessão se uma maioria pró-independência retornar ao parlamento com 129 assentos, preparando o terreno para um confronto com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Johnson disse que recusaria qualquer eleição do tipo porque os escoceses apoiaram ficar no Reino Unido em 2014.

Resultados neste sábado mostraram que o SNP caminhava para um quarto mandato consecutivo, com 57 dos 68 assentos declarados até agora.

Não conseguiu, no entanto, vencer a disputa crucial em Aberdeenshire West – um resultado que, segundo comentaristas, faz com que seja altamente improvável que consiga maioria absoluta, provavelmente ficando a um ou dois assentos disso.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

O sistema eleitoral – que aloca 56 assentos com base em uma representação proporcional que ajuda partidos menores – significa que o SNP não deve ganhar assentos adicionais suficientes, em meio a sinais de votações táticas de eleitores pró-sindicatos.

Os resultados finais devem chegar ainda neste sábado.

Ainda é provável que haja uma maioria pró-independência, mesmo se o SNP não atingir a maioria, porque o Partido Verde aprova a secessão. Mas apoiadores do sindicato argumentam que, sem a maioria do SNP, não há mandato para um referendo.

(Michael Holden e Andrew MacAskill)

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel