O Parlamento britânico se tornou, nesta quarta-feira (1º), o primeiro no mundo a declarar “emergência ecológica e climática” – anunciou o Partido Trabalhista, após a série de manifestações dos ativistas do movimento Extinction Rebellion.

“Graças à pressão do Partido Trabalhista, o Reino Unido acaba de se tornar o primeiro país a declarar uma emergência para o clima e o meio ambiente”, declarou a sigla em sua conta no Twitter.

“Agora é hora de adotar ações reais para lutar contra a mudança climática”, acrescentou.

O líder do partido, Jeremy Corbyn, disse esperar que a votação “deflagre uma onda de ações em outros parlamentos e governos do mundo inteiro”.

A moção dos trabalhistas votada nesta quarta à noite pelos deputados não é vinculante.

O movimento Extinction Rebellion, que defende a desobediência civil pacífica contra a inação climática e liderou protestos na capital britânica, celebrou no Twitter “que se diga a verdade sobre o clima e a crise ecológica”.

“A pressão exercida sobre nossos políticos agora vai aumentar”, afirmou o grupo, que espera “ações decisivas”.

Esta votação acontece no momento em que a Comissão britânica sobre Mudança Climática (CCC) deve recomendar ao governo de Theresa May que reduza a zero suas emissões líquidas de gases causadores do efeito estufa para 2050.

Esta deve ser a recomendação central de um relatório que será publicado amanhã pela CCC, encarregada de aconselhar o Executivo britânico nesse tema.