Tecnologia

Parlamentares dos EUA pedem que Facebook cancele planos para Instagram para crianças

Parlamentares dos EUA pedem que Facebook cancele planos para Instagram para crianças

Ícone do aplicativo Instagram em celular

Por David Shepardson

WASHINGTON(Reuters) – Um grupo de legisladores democratas dos Estados Unidos pediram nesta terça-feira ao Facebook que abandone planos para desenvolvimento de uma versão do Instagram destinada a crianças menores de 13 anos, dizendo que a empresa de mídia social falhou em “assumir compromissos significativos para proteger as crianças online”.

Os senadores Ed Markey e Richard Blumenthal, e os parlamentares Kathy Castor e Lori Trahan, afirmaram que o Facebook não resolveu suas preocupações. O Facebook disse aos legisladores, em uma carta de 26 de abril tornada pública na terça-feira, que não tem um cronograma definido para a versão, mas espera que o desenvolvimento “dure vários meses”.

“O Facebook tem um claro histórico de falhas em proteger crianças em suas plataformas”, disseram os legisladores em comunicado conjunto. “Quando se trata de colocar as pessoas antes dos lucros, o Facebook perdeu o benefício da dúvida, e recomendamos fortemente que o Facebook abandone planos de lançar uma versão do Instagram para crianças.”

Um porta-voz do Facebook disse nesta terça-feira que “como todo pai sabe, as crianças já estão online. Queremos melhorar essa situação, oferecendo experiências que dêem aos pais visibilidade e controle sobre o que seus filhos estão fazendo”.

A empresa disse anteriormente que não exibirá anúncios em uma versão do Instagram para menores de 13 anos.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

A carta citou relatos da mídia de 2019 de que o aplicativo Messenger Kids, do Facebook, destinado a crianças entre seis e 12 anos, “continha uma falha de desenvolvimento significativa, que permitia que as crianças contornassem as restrições de interações online e participassem de grupos de bate-papo com estranhos que não foram previamente aprovados pelos pais”.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4H14L-BASEIMAGE

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

Updated