Gender Insights Report 2018 é uma gigantesca pesquisa de análise de dados feita pelo braço de inteligência e soluções do Linkedin, a rede social profissional. Com base nas informações e interações de mais de 600 milhões de usuários de 200 países o relatório traz respostas que jogam luz sobre questões de gênero no mundo corporativo. A mais contundente delas talvez seja o fato de que 71% dos profissionais de recrutamento e seleção dizem que alcançar a paridade de gênero é prioridade número 1 dentro de suas corporações, mas, na hora de contratar, a chance de ser clicado um perfil do gênero masculino que se interessou por uma vaga é 13% superior à de um perfil do gênero feminino. Outro fator que apareceu com evidência na pesquisa foi o fato de que pessoas do gênero feminino se submetem 20% menos a empregos em relação às do gênero masculino. Isso pode se explicar porque para se candidatar a uma vaga as mulheres sentem que precisam atender a 100% dos critérios de seleção, enquanto os homens se declaram aptos a um emprego se atingirem pelo menos 60% dos critérios. Já a questão salarial (e benefícios) importa mais para as mulheres (68%) que para os homens (58%).

(Nota publicada na Edição 1111 da Revista Dinheiro)