Giro

Para professores, 1ª fase da Unesp tem prova interdisciplinar e de nível médio

A primeira fase do processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) nesta sexta-feira, 15, teve uma prova bastante interdisciplinar e com nível médio de complexidade, segundo professores de cursinho pré-vestibular ouvidos pela reportagem. Entre os temas abordados nas questões, estavam o incêndio na Catedral de Notre Dame, em Paris, e a construção de Brasília. Estudantes já podem acessar o gabarito da prova.

Nesta etapa, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha, de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Segundo Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora do curso Objetivo, a prova deste ano foi inovadora, investindo nos itens interdisciplinares, alguns deles associando recursos como gráficos, imagens e até charges. “Foi um exame que, além de conteúdo, exigiu análise e interpretação, mas não diria que foi difícil.”

Em Linguagem, por exemplo, Vera ressalta uma questão que relacionava gráficos pluviométricos e períodos literários. Com base nisso, o candidato deveria identificar a que clima cada livro estava conectado. Outra questão, desta vez de Inglês, envolvia conhecimentos de Geografia.

“Sem dúvidas que conhecer o assunto (do bioma) Cerrado ajudaria o candidato. Afinal, nada menos que 4 questões de Inglês giravam em torno do tema”, afirma Daniel Perry, diretor-geral do Anglo Vestibulares. Segundo ele, a interdisciplinaridade foi a tônica da prova, mas o conteúdo não trouxe grandes surpresas. “Como todos os anos, a Unesp cobra o conteúdo clássico das disciplinas. Diria que a complexidade foi média”, afirma.

O professor de Química do Objetivo, Bruno do Valle, concorda com o colega. Ele ressaltou a clareza das questões no segmento Natureza e Matemática. “No geral, os enunciados não davam margem a dúvidas”, afirma.

Em 4 de dezembro, a Unesp deve divulgar a lista dos convocados para a segunda fase de seus exames. A etapa final do processo seletivo será em 15 de dezembro.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

Tópicos

SP Unesp vestibular