Para Guedes, “The Economist” erra ao subestimar o Brasil

Sem lembrar da inflação (acima de 10%), do desemprego (14%) e do dólar a R$ 5,50, Paulo Guedes disse que a economia brasileira está melhor que a de países ricos (Crédito: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom)
Dizem que a melhor (e mais neutra) forma de entender um problema é olhá-lo de fora. Sem as impressões contaminadas de quem está inserido na crise, teoricamente, é possível ter uma visão mais eficiente dos equívocos e buscar soluções. Um artigo publicado na edição desta semana na revista britânica The Economist evidencia faz isso. Transpassando as pequenas vitórias do governo na economia e a influência mínima de uma gestão liberal, a publicação cravou que as coisas não vão bem por aqui. Não tardou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, se defender. Em entrevista à agência de notícia Reuters, ele afirmou que o Brasil irá crescer 5,5% este ano – “e eles nada” –, em alusão à economia do Reino Unido. “Como dizer que o Brasil está mal? A Economist devia olhar para o próprio umbigo. O Brasil está melhor que as grandes economias, mas particularmente do que o Reino Unido”. O país europeu apresentou um crescimento de 1,5% no PIB no terceiro trimestre, e está mais atrasado que outras economias desenvolvidas. Lá, contudo, a inflação e os juros estão sob controle, tornando necessário apenas que o emprego retome ao patamar pré-pandemia para que haja uma acelerada econômica.
+ ‘The Economist’ diz que Bolsonaro é ruim para a economia do Brasil
De qualquer forma, as críticas da revista britânica não pararam por aí. Eles ratificaram que a chegada de Paulo Guedes ao governo exerceu um importante papel para persuadir lideranças do mundo dos negócios a votar “em um ex-oficial de extrema direita que nunca havia demonstrado interesse anterior ao liberalismo”. Ademais, afirmou que Guedes teve pouquíssimas vitórias em sua gestão. Para demonstrar os problemas que o ministro enfrenta, a revista citou a inflação, os juros o desemprego, além de um anunciado estouro no teto de gastos0. A publicação ainda aponta que o crescimento econômico futuro está comprometido e reforça que há mais interesse do governo em articular uma agenda populista que melhore a imagem do presidente em ano eleitoral do que em resolver os problemas que travam a retomada.
Em sua defesa, Guedes afirmou que a revista já errou no passado sobre o Brasil. E continuará errando. “Ano que vem continuam errando, subestimando o Brasil. Não vou falar quanto vamos crescer, mas, da mesma forma que subestimaram quando a gente caiu, isso acontece de novo agora”, disse o ministro. Ao final do texto, a revista britânica termina cravando mais uma percepção ruim sobre o atual governo brasileiro. “O senhor Bolsonaro não é só ruim para o meio-
ambiente, para os direitos humanos e para a democracia, mas também para a economia brasileira”. Difícil discordar.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
biolsonaro casamentos Bolsonaro 7 de setembro Bolsonaro ameaças Bolsonaro antidemocrático Bolsonaro apoiadores Bolsonaro carreira Bolsonaro crise econômica Bolsonaro depoimento interferência PF Bolsonaro Direitos Humanos Bolsonaro economia 2021 Bolsonaro golpe Bolsonaro Guedes Bolsonaro idade Bolsonaro inquérito PF Bolsonaro mulheres Bolsonaro Polícia Federal Bolsonaro provocações Bolsonaro recuperação econômica bolsonaro reeleição Bolsonaro supremo Bolsonaro tudo ou nada Crise institucional Bolsonaro Crise institucional brasilia Crise institucional ditadura Crise institucional harmonia poderes Crise institucional planalto Crise institucional poderes Crise institucional repressão desemprego inflação oq ue a Economist disse sobre Bolsonaro? Qual a opinião da The Economist sobre o Brasil?. qual a resposta de Guedes à crítica da Economist quanto o Brasil vai crescer?. qual a projeção par ao PIB brasileiro Retomada The economist Bolsonaro faz mal ao brasil