O Twitter começou a testar no Brasil nesta sexta-feira (9) uma mudança para tentar desacelerar a desinformação. Os usuários poderão fazer comentários nos retuítes, em vez de somente replicar o conteúdo.

A alteração é temporária e vale apenas para a versão web, aplicativos de celulares não terão mudanças, conforme informações divulgadas pelo G1.

+ TSE anuncia parcerias com Twitter e TikTok para combater desinformação
+ Square, do co-fundador do Twitter, investe 50 mi de dólares em Bitcoin

Vai funcionar assim: ao clicar no ícone de retuitar, você terá a opção de escrever um comentário no próprio campo da composição. Mas se preferir fazer de fato um retuíte, basta não digitar nada neste novo campo.

As eleições municipais foram o motivo que fizeram o Twitter escolher o Brasil para testar a novidade. O objetivo é estimular as pessoas a avaliarem por que estão amplificando o alcance daquele conteúdo e aumentar a possibilidade de elas incluírem seus pensamentos, reações e perspectivas.

O Twitter vai analisar o impacto da novidade no ritmo e escada da disseminação de informações enganosas. Dependendo do resultado, a empresa vai expandir o recurso para todo o mundo a partir do dia 20 de outubro.