Em contextos inflacionários, um estudo do Sindicato do Varejo Alimentício de São Paulo (Sincovaga) revela que aproximadamente 70% das mulheres entrevistadas deixaram de ser fiéis a marcas de alguns produtos e procuraram por opções mais baratas. Os homens são mais relutantes em abrir mão das marcas preferidas e apenas 55% afirmam fazer o mesmo.

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No geral, a categoria em que as trocas ocorrem com mais frequência é a de higiene e limpeza (63%), seguida por itens básicos, como arroz, feijão e farinha (61%), carnes (38%) e laticínios (33%). A resistência aparece mais nos produtos que vencem rápido e precisam de um processo de conservação bem feito.

A pesquisa revela também que, no fim de março, para 70% das mulheres a troca por mercadorias de outras marcas aconteceu mais de uma vez desde o início da pandemia. Entre os homens, esse número cai para 30%.

O Sincovaga diz que a procura por outros produtos de higiene e limpeza já era esperada, dado o encarecimento desses itens nos últimos meses.