Quando se trata de garantir a sobrevivência da humanidade em face das mudanças climáticas, o bilionário fundador da Microsoft, Bill Gates, prefere salvar a Terra do que fugir dela.

Fugir para Marte é o objetivo dos sonhos de outro bilionário, o CEO da SpaceX, Elon Musk. No podcast Sway do The New York Times, Gates argumenta que há um trabalho mais importante a ser feito aqui na Terra, como investir na descarbonização de várias indústrias ou desenvolver e distribuir vacinas. Comparado a tudo isso, Gates simplesmente não vê o apelo de viajar – ou escapar – para o Planeta Vermelho.

+ Vídeo da NASA reproduz pouso que a Perseverance fará em Marte esta semana

Para ser justo, Gates também elogiou Musk no podcast, dizendo que o que ele conquistou com sua empresa de veículos elétricos Tesla é “uma das maiores contribuições para a mudança climática que alguém já fez”.

Mas ele também disse que lidar com veículos elétricos é fácil em comparação com o trabalho que será necessário para limpar outras indústrias, e investir em foguetes ou viagens a Marte em vez de se concentrar nesses outros problemas é uma oportunidade perdida.

“Basicamente, não estamos fazendo o suficiente no material pesado: aço, cimento, carne”, disse Gates. “E, infelizmente, as coisas em que as pessoas pensam – eletricidade, automóveis de passageiros – são um terço do problema. Portanto, temos que trabalhar nos dois terços”.

Quando se trata de foguetes, e especialmente foguetes para Marte, Gates diz que prefere gastar seu dinheiro em coisas como vacinas ou outras medidas para ajudar as pessoas na Terra.

“Não, não sou uma pessoa de Marte”, disse Gates no Sway . “Eu conheço muitas pessoas de Marte. Mas, você sabe, eu não estou sujeito a isso”.