BRASÍLIA (Reuters) – Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira apontou que 75% dos brasileiros culpam o governo do presidente Jair Bolsonaro pela alta da inflação, que fechou em 10,06% em 2021 e continua a crescer.

De acordo com o levantamento, 36% dos entrevistados atribuem muita responsabilidade ao governo –em setembro esse índice era de 41%– e 39% atribuem um pouco de responsabilidade, enquanto na pesquisa anterior eram 34%. Outros 22% dizem que o governo não tem nenhuma responsabilidade, ante 23% anteriormente.

Atacarejo cresce e já domina 40% da venda de alimentos

No total, 75% apontam o governo como culpado, ao menos em parte, pela disparada dos prelos, apesar dos esforços de Bolsonaro para apontar outros culpados: a guerra na Ucrânia, o preço do petróleo e, principalmente, os governadores, a quem culpa por políticas de restrição de circulação devido à pandemia, encerradas há vários meses.

Pesquisa recente do instituto Ipespe mostrou que o medo da inflação vem crescendo na população, com 77% dos entrevistados reclamando que os preços “aumentaram muito” e 79% acreditando que ainda vão aumentar mais, o que pode interferir diretamente na reeleição de Bolsonaro.

A inflação fechou 2021 em 10,06%, a mais alta desde 2015, e continua subindo. O Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou um aumento de preços de 1,01% em fevereiro, o que leva a inflação de 12 meses para 10,54%.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 22 e 23 deste mês e ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades de todo país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2R0JT-BASEIMAGE