André Torretta (esq), junto ao sócio Maurício Pestana (dir), dono de uma publicação voltada à comunidade negra, acaba de lançar o Instituto DataRaça. Torreta falou à coluna.

VISÃO
“Com a DataRaça queremos ser um banco de informações sobre comportamento da população negra. Nosso foco é o mercado de consumo, mas neste ano teremos uma pesquisa sobre o voto dos negros no Brasil”

O RACISMO
“Há dez anos, o mercado de comunicação e marketing não enxergava os negros. Agora estamos em um momento de transformação. Marcas e agências entenderam o poder de consumo da comunidade e passaram a criar produtos e serviços específicos para atender essa demanda. Mas há o que evoluir”

GATILHO DA MUDANÇA
“Dinheiro. Os negros estão mais empoderados, começando a exigir seu espaço e as empresas estão se adequando a esse novo mercado consumidor. Agora as marcas precisam de informação para atender este Brasil que era invisível”

VOTO NEGRO
“Queremos entender o processo decisório de voto dos negros. Saber se eles conhecem os candidatos negros. Se votam neles. O que os leva a preferirem candidatos brancos. Não tem uma tese por trás, é uma pesquisa exploratória bastante ampla pela qual queremos medir o pulso do voto negro”

(Nota publicada na edição 1280 da Revista Dinheiro)