A sueca Alex Soderberg e o carioca Felipe Melo decidiram empreender e criar o Naveia, leite vegetal feito com aveia produzida no Sul do Brasil. A paixão pela sustentabilidade não parou por aí e agora estão investindo R$ 3 milhões para plantar uma floresta.

O PRODUTO
“Conheci o leite de aveia na Suécia e após alguns estudos percebi que o produto poderia fazer sucesso no Brasil. Foi quando eu e Alex decidimos nos empenhar para criar um produto que entregasse sabor a veganos e não veganos. Mas queríamos abraçar a sustentabilidade também”.

SUSTENTABILIDADE
“Foi quando começamos a estudar mais a fundo o mercado lácteo e nos deparamos com um dado da Embrapa que mostra que 70% dos pastos sofrem com algum grau de degradação. Aquilo nos incomodou”.

PROPÓSITO
“O leite de aveia era perfeito porque estava conectado com a solução deste problema e também porque tem menos impacto ambiental, até em relação a concorrentes vegetais como o leite de amêndoas ou castanha. Mas entendemos que poderíamos ir além e decidimos criar a Floresta Naveia, programa de regeneração em uma área degradada em Minas Gerais”.

A FLORESTA
“Foi então que compramos 220 hectares na Mata Atlântica, o bioma mais destruído do Brasil, para regenerá-lo do ponto de vista ambiental e social. O Naveia não é uma marca com propósito, é um propósito com uma marca”.

(Nota publicada na edição 1276 da Revista Dinheiro)