Sustentabilidade

Papo responsável

Crédito: Divulgação

Tradicional empresa do setor sucroenergético, a Tereos separa de 15% a 30% do investimento anual de R$ 300 milhões para projetos de sustentabilidade. Renato Zanetti, superintendente de Excelência Operacional, falou à coluna:

ESTRUTURAÇÃO
“Há mais de dez anos temos programas de sustentabilidade que envolvem, por exemplo, economia e melhor aproveitamento de recursos hídricos. Mas foi em 2020 que demos mais governança à estratégia com a publicação do primeiro relatório GRI e definição de oito temas materiais. Destaques:”

1º e 2º TEMAS
“Economia circular e eficiência energética compõem o primeiro tema material, pois está no DNA da empresa. O segundo é promover uma cadeia sustentável. Hoje cerca de 45% de cana que usamos são compradas de terceiros, então temos o compromisso de levar sustentabilidade para a cadeia.”

3º TEMA
“Trabalhamos a diversidade, inclusão e direitos humanos. Estamos construindo uma base sólida para atrair, reter e promover mulheres e grupos minorizados. Exemplo é um programa recente que fizemos de capacitação de mulheres operadoras.”

4º TEMA
“Mudanças climáticas. Nosso negócio é de economia verde e teremos uma transformação significativa em que a geração de energia sustentável como biometano vai crescer muito, invertendo o modelo que hoje tem o açúcar como principal produto.”

(Nota publicada na edição 1273 da Revista Dinheiro)