Head de Sustentabilidade da Ball Corporation, líder mundial em embalagens de alumínio, Estevão Braga falou à coluna sobre a relação das latinhas com o ESG.

PRODUÇÃO
“O mercado de latas de alumínio é bastante dinâmico. Nos últimos 20 anos, o crescimento médio anual foi de 7% com forte aceleração nos períodos mais recentes. Em 2020 foram 33 bilhões de latas produzidas”.

A MUDANçA
“Acreditamos que a expansão do setor foi impulsionada por uma demanda maior da sociedade brasileira por produtos mais sustentáveis”.

RECICLAGEM
“O Brasil é o terceiro maior consumidor de latas de alumínio do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China. Mas estamos caminhando para nos tornarmos o maior reciclador de latas do mundo. Hoje reciclamos 32 bilhões de unidades, devemos passar a 36 bilhões até 2025”.

REUSO
“Quando falamos em circularidade, as fábricas mais modernas do Brasil conseguem aproveitar cerca de 95% do alumínio usado. Do total, cerca de 75% voltam a ser uma lata e outros 25% vão para indústria de valor agregado mais alto. Viram parte de componentes de computadores e celulares, por exemplo”.

IMPACTO SOCIAL
“Além de ser um material com alta reciclabilidade, o que a torna ambientalmente responsável, a latinha de alumínio também cumpre um papel social importante. Cerca de 70% dos catadores no Brasil são mulheres e a mercadoria é a que melhor remunera
a cadeia de reciclagem”.

(Nota publicada na edição 1265 da Revista Dinheiro)