O plano de descarbonização da Volkswagen prevê investimentos de 14 bilhões de euros. No mundo, a estratégia passa pelo aumento de vendas dos veículos elétricos. No Brasil, o uso do etanol ganha destaque, como disse à coluna Priscilla Cortezze, diretora de Sustentabilidade da marca.

METAS
“Fomos a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e pretendemos nos tornar neutros
em emissões de CO2 até 2050 globalmente. Temos metas bastante concretas: queremos reduzir já em 2025 as emissões por veículo produzido em 50% e ter até 2030 mais de 70% dos nossos carros vendidos na Europa e 50% na China e EUA sendo elétricos”

AÇÕES
“A proteção do clima é um objetivo central na nossa estratégia de negócio e já anunciamos investimentos de
14 bilhões de euros no programa Way to Zero, um amplo pacote de medidas para acelerar a descarbonização
da empresa e de seus produtos. Nosso foco central está em acelerar a transição para a mobilidade sustentável, descarbonizar a nossa cadeia de suprimentos e a produção, e garantir fontes de energia limpas”

BRASIL
“Aqui no Brasil, o uso de biocombustíveis como o etanol é uma estratégia complementar para ajudar a neutralizar as emissões de carbono e, recentemente, anunciamos que vamos sediar um centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis voltado para o estudo de soluções tecnológicas baseadas em etanol e em outros biocombustíveis para mercados emergentes”