Ex-piloto de Fórmula Indy, Alexandre Sperafico teve a ideia de empreender no mercado de energias renováveis após uma experiência pessoal. De lá para cá, comanda a Enerzee, empresa que tem como missão democratizar a energia solar no Brasil.

A ideia
“Em 2016, fui um dos primeiros 100 moradores de Cuiabá (MT) a instalar energia solar em uma casa que estava construindo. O projeto era grande, 108 módulos. Mas, durante as pesquisas me surpreendi com as poucas opções de fornecedores. Vi uma demanda reprimida e, com o espírito de atleta que tenho, resolvi criar uma empresa.”

A empresa
“A Enerzee surgiu com foco na educação do mercado e na democratização da tecnologia. Por isso, inovamos no modelo de negócio tornando todo comprador um consultor. Isso significa que, ao adquirir nosso sistema de energia solar, o consumidor recebe um treinamento estruturado e, caso queira indicar o produto para alguém, recebe uma bonificação se a venda for efetuada.”

Resultado
“Em dois anos de atividades, a empresa conseguiu mais de 1 mil compradores que
se tornaram automaticamente consultores. A maior bonificação paga para um cliente-consultor foi de R$ 150 mil. Todo o processo, da indicação do produto ao pagamento do bônus, é registrado em um software com total transparência para todos.”

(Nota publicada na edição 1211 da Revista Dinheiro)