O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Better Governance acabam de lançar a segunda edição do estudo Conselheiros: Dedicação de Tempo Dentro e Fora das Salas de Conselho. O gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC, Luiz Martha, falou à coluna sobre a iniciativa.

RESULTADOS
“O levantamento mostra que os conselhos de administração têm investido mais tempo para falar de futuro. Em 2021, 49% deles focaram a maior parte das reuniões em pautas ligadas ao futuro das empresas. Em 2020, 39%. Notou-se ainda que os assuntos fora da alçada do conselho tiveram menor tempo de dedicação na agenda dos conselhos: em 2020 eram 37%, agora são 17%”

MAIS GOVERNANÇA
“Isso pode indicar que, cada vez mais, as responsabilidades de cada instância, conselho de administração e gestão estão claras e alinhadas. Que os temas estão sendo tratados em âmbitos adequados. Podemos pensar também no fator pandemia, que influenciou a rotina dos conselhos de administração e digitalizou parte dela”

IMPACTOS
“Se os conselhos de administração estão mais atentos ao futuro, dado que esses grupos influenciam a estratégia das organizações, reflexões sobre uma atuação mais responsável, por exemplo, serão cada vez mais presentes. As consequências dessa renovação de pensamento podem beneficiar todos os stakeholders das companhias”

(Nota publicada na edição 1252 da Revista Dinheiro)