Sustentabilidade

Papo responsável

Crédito: Benjamin Ballesta

O artista espanhol Manuel Fernandez está fazendo da moda sustentável o diferencial do seu Fashion Art Institute. Fernandez falou à coluna sobre a iniciativa que está prestes a chegar ao Brasil em parceria com a LO Baptista Advogados.

A IDEIA
“Há mais de 20 anos, comecei a construir um trabalho que tinha o propósito de unir moda, arte e sustentabilidade. Surgiu o Fashion Art Institute que hoje tem mais de 300 artistas de 46 nacionalidades diferentes que trabalham movidos pelo propósito de sensibilizar as pessoas para a importância desse tripé. Agora chegamos ao Brasil”

O OBJETIVO
“Não estamos interessados em abrir uma loja de roupa sustentável. O que queremos é estimular a produção de uma moda de impacto positivo. Nossa missão é incluir mulheres em situação de vulnerabilidades por meio de sua formação em moda”

A INCLUSÃO
“Ao conhecer a indústria, muitas mulheres têm a chance de descobrir um ofício, de crescer e achar seu espaço na sociedade”

FORMAÇÃO
“Busco despertar a criatividade das mulheres para que aprendam a reutilizar materiais na criação de uma moda de personalidade. Misture moletom com uma saia de um vestido de noiva para criação de algo único. Elas não executam a moda. O esforço é para que se transformem em artesãs capazes de crescer”

(Nota publicada na edição 1251 da Revista Dinheiro)