Pedro Vasconcelos, head do EcoCart na América Latina, falou à coluna sobre o algoritmo que trouxe dos Estados Unidos para que o consumidor neutralize as emissões de CO2 de suas compras no varejo on-line.

OPORTUNIDADE
“De 2019 para 2020 o comércio on-line cresceu 70% e 86% dos que compraram pela primeira vez afirmaram que tendem a repetir a experiência. Além disso, 52% dos consumidores afirmam que estão dispostos a pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos. O varejo digital traz escala ao mercado de carbono”

TECNOLOGIA
“O algoritmo do EcoCart calcula o volume de CO2 emitido na produção da mercadoria e no seu transporte até a casa do consumidor. Essa quantidade é transformada em crédito e o valor aparece ao lado do carrinho. Aqui o varejista pode escolher compensar as emissões pelo consumidor, dividir o custo em meio a meio com ele ou oferecer ao seu cliente a possibilidade de que faça a compensação com o pagamento do valor que aparece na finalização da compra”

DESTINAÇÃO
“Se o consumidor quiser neutralizar a emissão gerada, os créditos são direcionados a projetos ambientais. Hoje o EcoCart trabalha com 25 projetos no mundo, dois deles no Brasil: um na Amazônia e outro no Acre”

(Nota publicada na edição 1246 da Revista Dinheiro)